Características
- dadaismoccv
- 10 de nov. de 2015
- 1 min de leitura
Além da grande ruptura com os padrões tradicionais da arte, o dadaísmo tinha como elementos representativos e característicos os objetos comuns do cotidiano, que eram representados de uma forma nova e diferente dentro de um contexto artístico. Além disso, há uma forte irreverência artística, crítica ao capitalismo e ao consumismo, assim como uma ênfase no absurdo e nos temas e conteúdos ilógicos e o uso de diversos formados de expressão, usando objetos e sons do cotidiano, ou ainda fotografias, músicas, poesias e jornais, por exemplo, na composição das obras de arte plásticas.
Esse movimento foi marcado ainda por um forte caráter pessimista e irônico, principalmente em se tratando dos acontecimentos políticos do mundo. Os artistas proclamavam a antiarte de protesto, do escândalo, provocação e choque baseando-se no absurdo e nas coisas carentes de valor, inserindo, inclusive, o caos e a desordem em suas obras que rompiam totalmente com as antigas formas tradicionais de arte.
Esse movimento não foi contra outros movimentos ou escolas artísticas, mas surgiu, sim, como uma forma de rebelar-se contra o conceito de arte antes da I Guerra Mundial.
- Objetos comuns do cotidiano são apresentados de uma nova forma e dentro de um contexto artístico;
- Irreverência artística;
- Combate às formas de arte institucionalizadas;
- Crítica ao capitalismo e ao consumismo;
- Ênfase no absurdo e nos temas e conteúdos sem lógica;
- Uso de vários formatos de expressão (objetos do cotidiano, sons, fotografias, poesias, músicas, jornais, etc) na composição das obras de artes plásticas;
- Forte caráter pessimista e irônico, principalmente com relação aos acontecimentos políticos do mundo.
コメント