


D A D A Í S M O

Corredor Literário Cultural
A Proposta
A proposta é levar o espectador até o mais próximo nível da criação dadaísta. Durante a realização do Corredor Literário Cultural será disponibilizado inúmeros elementos da formação da arte desenvolvida sob a influência da vanguarda dadaísta para que, durante a explicação sobre o movimento, o visitante possa interagir e se envolver com a proposta.
Como é sabido, o Dadaísmo surgiu durante a Guerra e o seu principal objetivo era a retratação do caos vivido pela Europa na época. Seu criador, Tristan Tzara, falava 14 idiomas diferentes e, em todos eles, a palavra "dada" podia ser observada mas sem nenhum significado definido. Também observou que o maior período de recorrência da expressão era durante a infância, quando a criança ainda não sabia o que falar e apena expressava sons repetidos (geralmente dissílabos).
Pensando nisso, o grupo pretende fornecer ao público objetos como: óculos festivos, plumas, lápis de cor, perucas, batons e diversos outros elementos que propiciem a criação do caos, que é o real objetivo dadaista. Além disso, serão fornecidas como base para a aplicação dos elementos desconstrutivos, obras renomadas, para que haja a desfuncionalização das mesmas e, com isso , reproduzir uma das principais características dadaístas, como fez Marcel Duchamp, com a desconstrução da obra "Monalisa" Leonado Da Vinci.